quarta-feira, 27 de abril de 2011

Ponto de Reflexão

O uso da tecnologia em nossas vidas é cada vez mais intenso, visto que tudo o que fazemos nos baseamos na idéia de modernidade e praticidade. É isso que buscamos na vida cotidiana e na sociedade de hoje. Mas também é preciso saber como nos inserir e como inserirmos as outras pessoas nesse mundo tão sofisticado e sempre em constantes mudanças.
Deveríamos nos ater a necessidade de sempre estarmos nos informamos e estarmos sempre por dentro de todas as mudanças tecnológicas, mudanças de softwares, de gigas mais potentes, dos novos tablets que estão entrando agora no mercado, e que está fazendo a cabeça do mundo inteiro, como o que há de mais moderno. As crianças de hoje em dia quase que aprendem a ler ao mesmo tempo em que mexem com um computador, tudo vem junto com a escola e a sociedade.
No meu caso, há muitos anos, quem entendia de computadores era quase considerado um "expert" na área, uma pessoa com dotes incríveis. Não era para qualquer pessoa o dom de lidar com essa máquina tão moderna e diferente. Meus pai me colocaram muito cedo numa aula de datilografia, para aprender a digitar o melhor possível, porém não para computadores, sim para máquinas datilográficas. Era o que estava ao nosso alcance, pois fazer um curso de computação não estava ao nosso alcance.
Isso na verdade me ajudou muito, digito com muita facilidade e rapidez, o que não ocorre com a criançada de hoje em dia. A linguagem abreviada, o chamado "internetês", prejudica muito o aprendizado e a escrita, sem falar na correção automática de textos ortográficos, presentes nos computadores. Os aplicativos, como excel, word, movie maker, power point, são poucos utilizados no dia a dia dos nossos alunos. Os msn's, orkut's, chats são o que a molecada de hoje se interessa nos computadores. É essa concepção que precisa ser mudada, o foco de utilização do computador precisa ser outro, mais pedagógico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário