quarta-feira, 20 de abril de 2011

Uma breve reflexão sobre o papel da tecnologia e seus beneficios para o educador

É importante pensarmos em como as tecnologias entraram em nossas vidas, de como qualquer trabalho que nós educadores fazemos em sala de aula pode e deve estar baseado nessa ferramenta de trabalho tão útil. Os métodos de pesquisa tanto podem ser utilizados pelos professores quanto aos alunos, num paralelo onde o conhecimento é a arma fundamental. Vale frisar que o uso da internet, principalmente pelos adolescentes, tem que ser de uso responsável, como fonte de pesquisa e aprendizado. Eu particularmente trabalho com educação infantil, estou sempre me atualizando, procurando novas formas de utilização de atividades, de pesquisa, de atualização. Tenho para minha disponibilidade também na escola que eu trabalho, uma sala de computação uma vez por semana para que eu leve meus alunos para se interarem melhor dessa tecnologia. Estou começando devagar, com pinturas, joguinhos educativos, algo mais descontraído, o que chama muito a atenção das crianças. Não consigo me ver sem o uso dessa arma de conhecimento e pesquisa., e isso as vezes me preocupa. Outra coisa que me preocupa é o fato das digitações terem um programa de auto-correção, o que dificulta o aluno no ato de escrever uma texto. Mas é preciso que o computador seja apenas uma ferramenta auxiliar, trabalhando em paradoxo com o lápis e papel.

Nenhum comentário:

Postar um comentário